22 de abr de 2011

Predestinação

Por P. Renato Luiz Becker


A MiUni (Missão Universitária) esteve reunida em retiro no último final de semana (16 e 17 de abril de 2011). O local era simplesmente paradisíaco. Hospedamo-nos numa casa à beira mar, bem no sul da ilha que abriga a capital dos catarinenses – Florianópolis. Foi lá que discutimos sobre o tema “predestinação”.

Será que tudo o que acontece conosco foi de fato previamente planejado por Deus? Vimos que a “doutrina da predestinação” não tem raízes no luteranismo, mas no calvinismo. Depois de nos aprofundarmos um pouco mais no assunto, vimos que essa doutrina é um tanto controversa.

Os grupos e as pessoas que defendem esta doutrina entendem que Deus destina alguns indivíduos à salvação e outros à perdição; que Deus elege uns e rejeita outros, sempre de acordo com Sua escolha pessoal. O grande teólogo Agostinho foi o primeiro a trabalhar esta idéia. No seu entender a predestinação liberava a pessoa cristã de praticar boas obras.

Concluímos que a “doutrina da predestinação” bate de frente com a “doutrina da justificação pela fé” que entende a salvação como uma graça; como um presente alcançado indistintamente a todas as pessoas. A nossa reflexão nos oportunizou o aprendizado de que todos os reformadores apoiaram a última.

Para nós a “doutrina da predestinação” defendida pelo teólogo Calvino é controversa. Afirmamos assim porque a mesma aceita a condenação de uma parte da humanidade como irreversivelmente decidida por Deus. Esse entendimento não se coaduna a palavra de Paulo aos Romanos que diz que o “justo viverá pela fé”. (Romanos 1.17)

Um comentário:

Claudio disse...

Olá gente boa de Deus!
Opa, sobre a compreensão luterana de predestinação, leiam free o item "o conceito de onipotência e a forma do discurso" em Teologia de Martin Lutero (do Osvald Bayer): http://books.google.com.br/books?id=RgZ06erU2g0C&pg=PA150&lpg=PA150&dq=osvald+bayer+-+teologia+de+martim+lutero+-+predestina%C3%A7%C3%A3o&source=bl&ots=WJKHHDxuc4&sig=wPurAx-Rxr9EST2zH2R4xIwbl5E&hl=pt-BR&ei=pJy3TbSOO4-htwe1vNHeBA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=5&ved=0CDcQ6AEwBA#v=onepage&q&f=false