22 de ago. de 2010

Quinto retiro da MiUni


Nos dias 14 e 15 de agosto de 2010, aconteceu o quinto retiro da MiUni, na Caieira do Sul, em Florianópolis, com o tema “E lá me vou...”. Este retiro ocorreu na mesma casa em que foi realizado o primeiro. Um lugar bonito, situado a seis metros do mar. Presenteado com dois dias lindos, o encontro correu muito bem.

Os miuneiros chegaram sábado pela manhã, cheios de empolgação e expectativa em relação ao que viria pela frente. Após as arrumações necessárias, houve uma dinâmica onde cada um pode dizer “como ia” e “onde queria chegar”, o que estava fazendo profissionalmente, falar um pouco de si, se apresentar, compartilhar seus sonhos. Depois disso, um delicioso yakissoba feito pelo Glauco e pela Dirlene, abriu os trabalhos gastronômicos desta família que nos abençoa com amor e disposição, além de uma ótima comida.

Após uma lagarteada à beira mar, no delicioso sol de inverno, os miuneiros se aconchegaram na sala para ouvir o palestrante, prata da casa, Robert W. Beims, o qual abordou a temática “E lá me vou...”, porém, no recorte da religiosidade e da espiritualidade, trabalhando em dois momentos, entrecortados por um delicioso cafezinho. Primeiramente, foi trabalhado o conceito de espiritualidade, pensando nas particularidades da vivência de cada pessoa, porém, aplicando ao todo do grupo. Depois, foi discutida a necessidade humana de algo maior, transcendente, por conta do “vazio” que todos temos; assim como encaramos essa necessidade no nosso cotidiano e no da MiUni.

À noite, após a celebração feita pelo pastor Renato, a comunhão continuou nas conversas, nos jogos, brincadeiras e risadas, que permearam a noite adentro.


Na manhã seguinte, ao som de “Disparada”, fomos acordados pelo cantar de um empolgado pastor, já com uma mesa servida com o café da manhã. Passado um pouco o sono, continuamos na conversa com o Robert, que se aprofundou na temática, dessa vez utilizando-se da prédica “O Jugo da Religião”, do teólogo alemão Paul Tillich, como base para a discussão. Vimos que o fardo e o jugo que Jesus vem nos trazer em Mt 11.25-30, é o fardo que podemos suportar, e que, além disso, nos completa, nos preenche, nos liberta, trazendo-nos a paz que nada mais pode trazer, revelando em nós o Novo Ser.

Findados os estudos, deliciamo-nos com um autêntico churrasco gaudério, não esquecendo do já tradicional pão de alho da MiUni. Com tudo arrumado novamente, despedimo-nos da casa do Sr. Wegner, mais uma vez cheios de expectativas e sonhos, pensando o futuro da MiUni, certos de que esses nossos sonhos estão nas mãos de Deus.

Nenhum comentário: