2 de mar. de 2010

Feira do Livro 2010

Para quem gosta de literatura, uma boa dica é a 7ª Feira do Livro de Joinville, que promete discutir as novas plataformas de leitura. O evento acontece de 7 a 17 de abril, na praça Nereu Ramos e na praça da Biblioteca Municipal.

"Novo milênio, novo leitor e nova literatura" é o nome da mesa-redonda com blogueiros da cidade, que tem como objetivo chamar a atenção dos jovens. Uma das novidades é a venda de livros no formato e-book, que é apontado cada vez mais como uma alternativa aos livros de papel.

O jornalista e escritor Ruy Castro é presença confirmada na feira, que também pretende trazer as escritoras Martha Medeiros e Marina Colasanti para a cidade.

A década do livro:
De acordo com Rosely Boschini, empresária do setor editorial, em 2008, o mercado editorial faturou R$ 3,3 bilhões. Foram publicados 51.129 títulos e produzidos 340.274.195 exemplares. Ainda segundo ela, que é a presidente da Câmara Brasileira do Livro, os números, além de mostrarem maior investimento em novos títulos, estimulam o surgimento de autores e a produção intelectual.


Opinião:
Como sou fascinada por livros, sou meio suspeita pra falar, mas, com experiências de anos anteriores, vale mesmo dar uma espiada nos livros e oficinas oferecidos na feira. Algumas obras têm preço bem modesto e podem contribuir muito com nosso conhecimento. Outras já custam um pouquinho mais caro, mas nem por isso devem ser descartadas
a priori (eu ainda sou da opinião de que os livros jamais ficarão velhos ou serão substituídos).

Nenhum comentário: