13 de abr. de 2010

Dia do beijo

Hoje, 13 de abril, é o dia do beijo. Não se sabe quem foi o responsável por conceber uma data para uma das principais expressões de carinho, pois costuma-se dizer que beijo não tem dia nem hora certa. E é verdade, né? Vale o beijo apaixonado, afetuoso, entre namorados, entre amigos, de mão para filho, de filho para o pai, o beijo de bom dia, de adeus, de juras de amor...

Pesquisando um pouco sobre a data, achei algumas informações interessantes no G1. O site expõe que, ao longo dos séculos, beijar representou muito mais do que um gesto de carinho: entre os hebreus, o beijo era afetuoso e realizado nas saudações. Além disso, marcava a reconciliação ou o perdão. Isso, sem esquecer que foi com um beijo que Judas identificou Jesus aos seus perseguidores... "Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho de Deus" (Lucas 22:48). Entre os persas, o beijo simbolizava a classe social: homens do mesmo padrão de vida se beijavam na boca; se um dos homens era de classe inferior, o beijo era dado no rosto.

Na Idade Média o beijo simbolizava caridade, e era usado em rituais como um gesto elitista e exclusivo dos homens. Também marcava o acordo entre senhores feudais e seus vassalos. A partir do Renascimento, o beijo na boca deixou de fazer parte dos ritos oficiais e se tornou exclusivo dos amantes. Na igreja católica, por exemplo, os beijos sagrados ficaram restritos aos dados pelos fiéis ao padre no altar, aos recém-casados ao final da cerimônia, e ao gesto marcado pelo Papa João Paulo II de beijar o solo de cada país no qual desembarcava.


No cinema
O primeiro beijo na boca registrado no cinema foi no filme "O Beijo", de 1895, entre os atores May Irvin e John C. Rice. O longa metragem "Asas", vencedor do primeiro Oscar, em 1927, registrou o primeiro beijo entre homens, no rosto, de forma fraternal.

Na TV
O beijo sempre foi um "personagem" marcante na televisão. O primeiro beijo em novela na TV brasileira foi dado entre a atriz Vida Alves e o galã Walter Foster, em "Sua vida me pertence", de 1951.


Saiba mais: além do dia do beijo, em 13 de abril também se comemora o dia do jovem, do office-boy e do hino nacional brasileiro.


Nenhum comentário: