18 de mai. de 2010

8ª Semana dos Museus

JustificarOs museus e espaços de memória de Joinville participam do evento nacional 8ª Semana dos Museus. A programação, que conta com oficinas, debates e exposições, iniciou ontem, dia 17. Além de estimular a visitação e a valorização dos museus, o evento tem o objetivo de promover a integração das instituições museológicas, intensificando as relações com a sociedade.

O tema deste ano, "Museus para a harmonia social (?)", pretente estimular a discussão e a reflexão sobre a valorização da diversidade e da diferença. A reflexão parte do papel do museu como uma instituição conectada ao mundo contemporâneo e interessada na vida social, política e econômica da sociedade em que está inserida.

Um dos pontos altos do evento em Joinville é a participação da Professora Dra. Maria Cristina Bruno, Museóloga do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e Professora convidada da Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias, em Portugal. A pesquisadora estará na cidade na quarta-feira, dia 19, participando de mesa-redonda das 9h às 12h, e das 19h30 às 22h30, no Teatro Juarez Machado. Na quinta, dia 20, ela ministra oficina no Museu Nacional de Imigração e Colonização, das 8h30 às 12h30.

Toda a programação é aberta a comunidade e gratuita.

Para mais informações sobre o evento em Joinville, é só entrar em contato com a Fundação Cultural, pelo telefone 3433-2190, e para saber mais sobre o evento nacional, basta acessar www.museus.gov.br.

Nenhum comentário: